ENTRE EM CONTATO

 


Petrópolis, RJ
BRAZIL

Site oficial do Miss Brasil Mundo e Mister Brasil CNB. O Concurso Nacional de Beleza é o evento responsável pela eleição da Miss Brasil Mundo e do Mister Brasil CNB. A vencedora representa o país no Miss World, um dos dois principais concursos de beleza do planeta. O Mister Brasil CNB participa em um dos cinco concursos que fazem parte do Grand Slam (Mr World, Mister Supranational, Mister International Mister Global ou Manhunt International) - todos licenciados do CNB no Brasil. 

Histórico

Miss Mundo Brasil 1983

Henrique Fontes

1983 – Cátia Pedrosa – RIO DE JANEIRO

Concurso Miss Mundo Brasil 1983

Data: 23/10/1983
Local: Teatro Sílvio Santos
Apresentação: Sílvio Santos (durante o programa Sílvio Santos)
Transmissão: SBT
Candidatas: 10

MISS MUNDO BRASIL 1983: RIO DE JANEIRO – Cátia da Silveira Pedrosa
2- PARÁ – Simone de Fátima Candreiro do Nascimento (empate)
2- RIO GRANDE DO SUL – Elaine Escobar Lopes (empate)

Semifinalistas:

BRASÍLIA – Cesira Bertoni
CEARÁ – Pautila Dantas de Andrade
GOIÁS – Laurene Paranhos Carvalho
PARANÁ – Darlene Alexandrino da Silva
PERNAMBUCO – Mônica Queiroz Fernandes de Oliveira
RONDÔNIA – Kélia Regina Vieira
SÃO PAULO – Karen Rovena Ribeiro

Sobre o concurso e candidatas:

Simone de Fátima (PA), segunda colocada, Cátia Pedrosa (RJ), Miss Mundo Brasil 1983, Elaine Lopes (RS), também segunda colocada. Este foi o Top 3 de 1983.

– O concurso foi disputado por 10 candidatas, duas de cada região: Pará e Rondônia (Norte), Ceará e Pernambuco (Nordeste), Brasília e Goiás (Centro-Oeste), Rio de Janeiro e São Paulo (Sudeste), Paraná e Rio Grande do Sul (Sul);
– A disputa aconteceu em uma tarde de domingo, durante o Programa Silvio Santos. Entre um programa e outro, eram apresentados vídeos das candidatas ao longo da tarde. No final, todas desfilaram e após a seleção de 3 finalistas o júri escolheu por unanimidade a carioca Cátia Pedrosa. Cátia já havia sido a segunda colocada no Miss Rio de Janeiro (Universo) daquele ano, também produzido pelo SBT;
- O Miss Mundo foi televisionado pelo SBT pela primeira vez, alcançando um alto nível de audiência. A carioca Cátia Pedrosa ganhou o título de Miss Personalidade e conquistou a terceira colocação, até hoje o segundo melhor resultado do Brasil no Miss Mundo. Venceu a “prata da casa”, a britânica Sarah-Jane Hutt.
– No auge da sua carreira artística, Cátia foi capa da revista PLAYBOY em junho de 1988. Após ter sido apresentadora dos programas do SBT “O Povo na TV” e “Clube dos Artista”, Cátia destacou-se fazendo humor em “A Praça é Nossa”. A Miss também fez sucesso no teatro, quando interpretou dois papéis na peça “Amores de Casanova”.
- Ainda sobre o Miss Mundo 1983, a Miss Islândia, Unnur Steinsson, quando ouviu seu nome ser chamado entre as 7 finalistas, revelou aos organizadores do concurso que estava grávida, e portanto, não poderia vencer. Ela terminou na quinta colocação, mas a filha que nasceria alguns meses depois seria eleita Miss Mundo em 2005: Unnur Birna. Unnur (a filha) esteve no Brasil em 2006 e ajudou a coroar Jane Borges, a Miss Brasil Mundo 2006.

* * * *

Miss Mundo 1983 – resultados

17 de novembro de 1983
Londres, Reino Unido
72 candidatas

Colômbia (2), Reino Unido (Miss Mundo) e Cátia Pedrosa do Brasil (3).

Resultados
MISS MUNDO 1983 –  REINO UNIDO – Sarah-Jane Hutt  - Rainha da Europa
2  COLÔMBIA – Rocio Isabel Luna Florez  - Rainha das Américas
3  BRASIL – Cátia Silveira Pedrosa

Finalistas
4  JAMAICA – Catherine Levy
5  ISLÂNDIA – Unnur Steinsson
6  PANAMÁ – Maritza Burgos Canalias
7  ESTADOS UNIDOS – Lisa Gayle Allred

Semifinalistas
ÁUSTRIA – Mercedes Stermitz
BÉLGICA – Françoise Bostoen
BOLÍVIA – Ana Maria Taboada Arnold
HOLANDA – Nancy Lalleman Heynis
HONG KONG – Margaret Cheung Man-Yuk
IRLAND – Patricia Nolan
ISRAEL – Yi’fat Schechter  – Rainha da Ásia
IUGOSLÁVIA – Bernarda Marovt

* Miss Austrália, Tanya Bowe, foi eleita Rainha da Oceania e Miss Libéria, Annie Broderick, foi escolhida como Rainha da África.

Agradecimento especial: Roberto Macedo, Raimundinho, José Henrique Rocio, Arthur Coelho, Evandro Silva, Fernando Bandeira e Alberto Dubal.