Na noite de 30 de janeiro, as pessoas não paravam de chegar ao Salão Malbec do Dall´Onder Grande Hotel, superando a expectativa de público dos organizadores do evento. Dezenas de cadeiras tiveram que ser distribuídas pelo salão para que todo o público presente pudesse ser acomodado. A expectativa era grande e os moradores de Bento queriam fazer parte desta grande festa.
Nos bastidores, as profissionais do Iva Espaço da Beleza davam os últimos retoques de produção de cabelo e maquiagem nas 22 candidatas que ainda sonhavam com o título de Miss Grand Brasil 2020.
Às 22 horas em ponto, quase 200.000 pessoas passavam a acompanhar com apreensão, na página de Facebook do Miss Grand International, a disputa nacional. O bailarino Andrei Goldenberg abriu o número de dança no qual as candidatas se apresentaram ao som de “End of Time”, de Beyoncé. Marjorie Marcelle, Miss Grand Brasil 2019, fechou o eletrizante número coreografado por Raffael Rodrigues.
A apresentadora da noite, Beatrice Fontoura, sinônimo de beleza e elegância, não demorou muito para anunciar os nomes das 15 classificadas. Após colorido e dinâmico desfile em trajes de banho com a participação do DJ Gabriel Souza, o Top 12 foi anunciado. As 12 desfilaram em elegantes trajes de noite, criados por talentosos estilistas de todo o Brasil. O tensão crescia. Era muita beleza para poucas vagas!
Atentos, os jurados da noite final observavam as candidatas e aguardavam ansiosamente o momento de votar, que aconteceria a partir da divulgação do Top 9. O corpo de jurados do Miss Grand Brasil 2020 foi composto por:
Rodrigo Riccieri, gerente da Dall´Onder Turismo; Laís Berté, vice-Miss Eco International 2016 e terceira colocada no Reina Hispanoamericana 2017; Luan Antonelli, vice-Mister Brasil CNB 2019 e Mister Internacional Brasil 2020; Jaqueline Bagnara, Diretora de Negócios do NB Notícias; Willian Freitas, gerente de licenças do CNB; Amally Moss; coreógrada e artista; Marina Fusquine Fontes, Diretora do CNB; Marcelo Pilotti, finalista do Mister Brasil CNB 2016; Iva Vivian, Diretora Geral do Iva Espaço da Beleza; Fernando Amaral, Gestor Comercial do Dall´Onder Grande Hotel; e Maurício Reinehr, Designer digital do CNB.
Ao começar a chamar as 9 classificadas, a apresentadora Beatrice Fontoura mencionou que a primeira delas seria a vencedora da prova de Moda Noite. Não. E o erro não foi dela, mas sim nosso e de roteiro. Sim, a gente se equivova e assume o erro. Explica-se: a vencedora deste prêmio especial é escolhida pelo estilista Flávio Soares como a candidata com o vestido mais bonito, e não a ganhadora da prova (no caso, a Miss Grand Paraíba). A Miss Grand Mato Grosso foi a escolhida do estilista e levou o troféu.
Após anúncio das 9, as mesmas se dirigiram até o microfone para apresentar os seus discursos da paz. Nesta prova, a paraibana Lala Guedes conseguiu a façanha de Marjorie Marcelle na prova de Moda Praia em 2019: ela logrou pontuação máxima, com todos os 11 jurados colocando-a entre as 5 melhores da etapa (55 pontos de 55 pontos possíveis). A segundo lugar foi compartilhado por Paraná e São Paulo, cada uma com 40 pontos. Em quarto lugar ficou Espírito Santo com 35 pontos, seguida de Sergipe, na quinta colocação, com 30 pontos. Alagoas e Goiás obtiveram 25 pontos cada, seguidas por Bahia com 15 e Rio Grande do Norte com 10 pontos.
Pontuações somadas e o Top 5, com classificação até este momento, da seguinte forma:
1) PB - 247.86; 2) SE - 220.00; 3) ES e PR - 212.68; 5) AL - 208.57.
A classificação final das demais candidatas do Top 9 foi:
6) GO - 201.89; 7) SP - 197.89; 8) RN - 170.86; 9) BA - 167.57.
Cinco lindíssimas, emocionadas e nervosas candidatas, responderam à pergunta final, que foi: “Nos últimos anos, o Brasil recebeu um grande número de refugiados de países que enfrentam conflitos, guerras ou graves problemas econômicos. Você é a favor ou contra de receber essas pessoas no nosso país? Justique”.
Com respostas sensatas e semelhantes, com todas concordando que o Brasil deve ajudar a pessoas que enfrentam problemas mais graves que os nossos, o passo seguinte e decisivo foi o “final look”, quando cada jurado votou pelo primeiro lugar (10 pontos), segundo (5 pontos) e terceiro (3 pontos). Esses votos foram baseados não somente nas respostas das candidatas, mas principalmente em tudo o que viram durante a noite final.
Esta votação ficou da seguinte forma:
1) PB - 83 (7 votos para primeiro lugar, 2 para segundo e 1 para terceiro);
2) ES - 56 (2 votos para primeiro lugar, 6 para segundo e 2 para terceiro);
3) PR - 23 (2 votos para primeiro lugar; 1 para terceiro);
4) AL - 20 (1 voto para segundo lugar, 5 para terceiro);
5) SE - 16 (2 votos para segundo lugar, 2 para terceiro).
O ranking final, com todas as pontuações somadas, e que determinou a vencedora e a classificação da sua corte, segue abaixo:
1) Miss Grand Paraíba, Lala Guedes - 330.86 pontos;
2) Miss Grand Espírito Santo, Mylena Duarte - 268.68;
3) Miss Grand Sergipe, Caroline Andrade - 236.00;
4) Miss Grand Paraná, Kika Burda Thomsen - 235.68;
5) Miss Grand Alagoas, Ruthy Raphaella - 228,57.